Como usar o Visual Merchandising para atrair consumidores.
- Márcia Pino
- 26 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O Visual Merchandising é uma arte, ele é sem duvida a voz da loja.
Ele é a forma como a loja se comunica com seus consumidores e usando as estratégias certas os produtos se vendem sozinhos...
Mas não tem receita de bolo não, é muito importante que a estratégia esteja coerente e alinhada com a imagem da loja.
Quando planejamos as estratégias precisamos levar em conta vários fatores, entre eles o mais importante o Consumidor, eu particularmente não dou treinamento sem falar do Mercado e do Consumidor...precisamos entender e falar dele, do que ele espera encontrar na loja, de que jeito ele quer ver o produto apresentado, sem isso não se faz Visual Merchandising.
Por isso eu sempre bato na tecla Foco no Produto!!!
Embora isso pareca Óbvio, nao é o que constato, a observação que faço é que todo o produto está dentro da loja como se não houvesse amanhã...( e vamos cuidar por que pode não haver realmente).
Produtos em demasia, sem curadoria, sem valorização, sem categorização e sem coordenação... apenas produtos.
E entendam que nao é por que está dentro da loja que o produto vende, principalmente quando se sabe que hoje não basta satisfazer consumidores , temos que encanta-los.
Então minha pergunta é, qual a importância do produto na sua loja ?
Quando a gente sabe que o consumidor precisa tocar, no produto...
Se é importante por que então se insiste em produtos dobrados?
Em prateleiras altas ?
Em produtos embalados ?
Já parou pra medir quanto sua prateleira de produto dobrado te vende no mês?
Os consumidores buscam uma jornada intuitiva e facilitada dentro da loja, onde ele possa ter alguma experiência...onde tenham liberdade para manipular o produto.
Já parou pra pensar que está usando sua área de venda apenas para estocar seu produto?
eu tenho muitos questionamentos para vocês... e vários deles partem das imagens da lojas sempre abarrotadas de produto.
Cuidar da loja, da imagem dela, e principalmente da quantidade de produto que se põe nela, ja vai te fazer ter retorno de venda.
Outra coisa importante, de a loja papel de destaque no seu negócio, as vendas não são só de responsabilidade da equipe de vendas, a loja vende ela precisa vender também...
E o Visual Merchandisng é o único facilitador...pense nisso.
Ouça a série Especial do Podcast Papo de VM, A Loja Perfeita , cada episódio vem com um tema para te ajudar a ter uma loja, estratégica e vendedora.
Abraços e até o próximo papo.
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